Nasce Francisco di Pietro Bernardone

sfranciscoassisEntre 1181 e 1182, nasce na cidade de Assis, na Itália o menino Giovanni, filho de Pedro e Pica Bernardone. Posteriormente o pai troca o nome do filho Para Francisco, em homenagem a França, local de onde trazia as mercadorias para revender na Itália e de onde veio sua esposa.

Da mãe o menino aprendeu a religião, a educação e a cortesia, Do pai herdou a habilidade comercial.

Francisco se torna um jovem boêmio e cercado de amigos, sua relação com eles, sua cortesia e os gastos com os companheiros o fazem ser coroado como o “O Rei da Juventude de Assis”

Apesar de gozar de grande riqueza, Francisco não tinha nenhum título de nobreza, desta forma,  motivado pelo sonho do pai, sendo um jovem sonhador e ambicioso  sonha em ser um cavaleiro, lutar nas cruzada, se tornar um herói  e conquistar o título de nobreza.

Com o mesmo entusiasmo que o pai lhe deixava gastar com festas e os amigos, foi também com a preparação para a guerra. Pedro Bernardone, não poupou um centavo sequer, comprou a melhor armadura, as melhores armas e o melhor cavalo, para que o filho lutasse na guerra de Assis contra a cidade de Perugia.

Porém, Francisco é feito prisioneiro, ficando encarcerado um ano,  contraindo uma grave doença. Depois  é libertado e fica acamado por um longo período sob os cuidados de sua carinhosa mãe.  Reestabelecendo a saúde, volta na mesma vida de festas e diversão.